Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo sobre TI e saúde

Fechar

Cadastro realizado com sucesso.

Fechar

Este não é um endereço de e-mail válido. Verifique o preenchimento dos campos e tente novamente.

Fechar

Hospital Bandeirantes utiliza sistema MV em 100% do planejamento estratégico

Produzido em 10/02/2014

Para continuar crescendo, o Hospital Bandeirantes utilizou a tecnologia como principal estratégia do seu planejamento. Após a realização de um diagnóstico detalhado, o Hospital identificou quais as áreas que não estavam utilizando a potencialidade do sistema MV e, com isso, comprometendo os resultados. Com a correta utilização das soluções, a instituição garantiu a redução de glosas, um aumento no ticket, ou seja, a instituição passou a receber mais pelo que era produzido, e um melhor controle do estoque.

São 68 anos atuando no mercado e o Hospital Bandeirantes, mesmo com sua forte experiência no ramo, enxergou a possibilidade de se reinventar para continuar em crescimento.

Em 2012, a instituição utilizou o seu planejamento estratégico como a porta de entrada para uma nova realidade e a Tecnologia foi considerada uma estratégia diferenciada. Mais uma vez, a MV foi parceira nesse projeto e garantiu, com as suas soluções, que o Hospital Bandeirantes conquistasse os resultados esperados.

Para estruturar o planejamento estratégico, o Hospital realizou um diagnóstico do cenário vivenciado, analisando toda a cadeia produtiva, com foco na identificação de gaps e dos pontos de vulnerabilidade, e identificando os processos em que o sistema MV era subutilizado. Como resultado, a instituição percebeu que a correta utilização do sistema era um ponto fundamental para otimizar tempo, reduzir despesas e garantir melhores resultados. O sistema MV deveria, portanto, ser inserido em todos os processos da cadeia produtiva.

Os processos de Faturamento Convênio, Controle de Estoque, Internação, Urgência e Emergência, Repasse Médico e Ambulatório foram ajustados para que o uso do sistema fosse feito em sua totalidade, ou seja, as áreas passaram a utilizar amplamente os recursos da solução para facilitar o fluxo, reduzir esforços desnecessários e, consequentemente, alcançar melhores resultados.

O primeiro projeto foi o de Recadastramento de Informações no sistema. Com uma base formada por mais de 80 fontes pagadoras, essa iniciativa garantiu a redução de glosas, já que o lançamento de insumos e serviços passou a ser mais assertivo, e um aumento no ticket, ou seja, a instituição passou a receber mais pelo que era produzido. No projeto de Oncologia, o sistema MV foi fundamental para o cadastro de configurações de estoques, o que permitiu um melhor controle dos quimioterápicos e o uso de estoques menores para diminuir o desembolso de caixa, o que influencia na rentabilidade.

Outra mudança na instituição, promovida com o uso do Sistema de Atendimento ao Cliente, também oferecido pela MV, foi a adoção de uma política voltada para ouvir o paciente. ”Começamos a trabalhar com o que o cliente pensa de nós, analisando elogios e reclamações, não só respondendo, mas também transformando esses dados em informações para a estruturação do planejamento estratégico, permitindo que a instituição tivesse uma postura mais proativa”, explica Rodrigo Lopes, diretor executivo do Hospital Bandeirantes que acompanhou o projeto de implantação do sistema MV desde o início.

Na Urgência e Emergência, o Hospital passou a utilizar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Com o PEP, foi possível enxergar a produção do médico no pronto atendimento e o tempo médio de espera do paciente em tempo real o que possibilitou uma reestruturação da escala médica, redução do ticket médio de custo de honorário médico e um melhor atendimento ao paciente.

Aliar o sistema MV ao planejamento estratégico contribuiu para que o Hospital Bandeirantes desenvolvesse 100% dos seus projetos com base nas funcionalidades do sistema. “Nosso planejamento estratégico depende muito das soluções MV”, afirmou Rodrigo.

Depoimentos

  • Nosso planejamento estratégico depende muito das soluções MV.

    Rodrigo Lopes
    Rodrigo Lopes Diretor executivo, Hospital Bandeirantes

Outros Cases

filtrar por