6 dicas para o profissional de radiologia otimizar a sua rotina de trabalho

Para ser um profissional de radiologia de excelência, são necessárias uma série de características, que vão do conhecimento técnico adquirido por meio de diversos cursos de capacitação à curiosidade para aprender novas técnicas e conhecer novos processos e equipamentos que aperfeiçoarão o seu trabalho.

6 dicas para o profissional de radiologia otimizar a sua rotina de trabalho

Tudo isso para, no dia a dia de um laboratório, atender bem cada paciente, gerar bons exames e ajudar médicos e outros profissionais da saúde a realizarem um bom diagnóstico.

Todos sabemos que todas essas tarefas costumam encher a agenda do profissional de radiologia, que deve ter uma rotina de trabalho pautada pela disciplina e produtividade. Mas como manter um laboratório funcionando de maneira adequada sem comprometer a sua produtividade e sem prejudicar sua qualidade de vida? Foi pensando nisso que preparamos uma série de dicas para que o profissional de radiologia otimize a sua rotina de trabalho. Confira!

 

Mantenha uma agenda

O primeiro passo para organizar a sua rotina é saber exatamente o que deverá ser feito no dia de trabalho, listando tarefas e procedimentos pendentes e determinando o tempo aproximado que você aplicará em cada tarefa. Para isso, faça uma listagem constante de cada procedimento marcado para um dia, que mostre quantos clientes serão atendidos, quanto tempo você precisará para preparar cada um dos equipamentos utilizados, quais salas precisam ser preparadas para a realização dos exames.

Com essas informações em mãos, você conseguirá ter uma visão panorâmica do seu dia e detectar pontos em que sua agenda ficará excessivamente cheia. Nesses casos, verifique na própria agenda se é possível remarcar determinada tarefa para um momento mais tranquilo ou mesmo para outro dia da semana.

 

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia já está presente em quase tudo na sua vida

É através dela que você entra em contato com amigos e familiares, pesquisa opções de compras de produtos e serviços e até programa aquela viagem para quando você estiver de férias. Então por que não utilizar toda a comodidade dos avanços tecnológicos para melhorar também a sua rotina de trabalho?

Empresas como a MV são especializadas em oferecer soluções para melhorar o fluxo de trabalho de profissionais da medicina diagnóstica, oferecendo softwares de gestão que ajudarão a sua clínica ou laboratório a terem uma rotina muito mais organizada. Tudo isso porque o software oferece uma série de recursos extremamente seguros, que cobrem toda a rotina de uma clínica, desde a marcação de consultas e atendimento dos clientes à captura, armazenamento e compartilhamento das imagens provenientes dos equipamentos da sua clínica, além da entrega dos laudos.

Além de auxiliarem em cada um desses pontos, o software ainda se estende para além da clínica: Como os dados são armazenados na nuvem, eles podem ser acessados de qualquer lugar, incluindo tablets e smartphones que utilizam os sistemas Android ou iOS.

 

Faça o diagnóstico dos seus procedimentos

Todo profissional de radiologia sabe que conhecer um problema é o primeiro passo para conseguir solucioná-lo. Com softwares de gestão é possível ter uma visão completa da rotina da sua clínica: informações como quantos exames estão sendo feitos e qual o tempo médio de resposta dada à equipe médica e aos próprios pacientes são traduzidas, pelo próprio programa, em relatórios e gráficos de fácil análise. Assim, você conseguirá detectar gargalos na rotina, procedimentos ineficientes ou demorados demais, facilitando a tarefa da sua equipe em encontrar a solução para cada um desses problemas.

 

Invista em um bom ambiente de trabalho

Poucas coisas são tão cansativas quanto trabalhar em um local de trabalho desconfortável. Problemas que podem ser considerados simples, como a má iluminação de determinadas áreas, má distribuição de mobiliários e máquinas e até um ventilador ineficiente e barulhento irão minar a disposição e, consequentemente, a produtividade de qualquer pessoa. Para manter uma rotina de trabalho adequada, é necessário que a estrutura da sua clínica ou laboratório contribua para o bem-estar de pacientes e funcionários.

Um exemplo simples e muito efetivo é adequação da temperatura ambiente para o que determina o Ministério da Saúde: entre 20ºC e 24ºC no verão e entre 23ºC e 26ºC no inverno, o que pode ser resolvido com um bom sistema de ar-condicionado. A rotina de trabalho da sua clínica ou laboratório fluirá de maneira muito melhor depois dessa pequena mudança.

 

Faça pausas programadas

Pode parecer um contrassenso, mas pausar durante o expediente aumentará a sua produtividade. Pequenos momentos de descanso espalhados durante o seu dia servirão para que você relaxe, clareie a mente e sinta a pressão diminuir. É importante lembrar que profissionais sobrecarregados estão mais sujeitos a cometerem erros ou mesmo a darem uma resposta negativa a colegas, ou pacientes em um momento de estresse.

Para diminuir esses riscos, tenha em sua clínica ou laboratório um espaço de silêncio — Como uma sala ou mesmo um pequeno jardim — para que os profissionais possam fazer pequenas pausas, respirar com tranquilidade e voltar à rotina com energia renovada e o estresse eliminado.

 

Cuide da sua saúde

A sua rotina de trabalho pode ficar muito mais fácil se você tomar as atitudes corretas antes mesmo de entrar na empresa em que você trabalha. Manter o corpo e a mente sãos é uma atitude que beneficiará todas as áreas da sua vida, inclusive o seu trabalho. Por isso, não deixe de ter, todos os dias, uma boa noite de sono, e alimente-se adequadamente e leve — em especial na hora de fazer o café da manhã, a refeição que te preparará para um dia de trabalho.

Além disso, utilize seu tempo livre para tarefas que irão te dar prazer: ler um bom livro, assistir a um show ou a filme na companhia de pessoas de que você gosta e fazer aquela viagem dos sonhos. Tudo que te faz bem será refletido na sua disposição em executar suas tarefas, aumentando sua produtividade e qualidade de vida.

A rotina de trabalho do profissional de radiologia pode ser pesada, mas é extremamente recompensadora se executada de maneira saudável e bem planejada. Lembre-se de que para cuidar bem da saúde dos seus pacientes é necessário cuidar da própria saúde e da de seus colegas.

Notícias MV Blog

;