SOUL MV: novo paradigma na gestão do Hospital das Clínicas de Botucatu

Em plena era da informação, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu tinha os sistemas internos como um gargalo para sua operação diária.

SOUL MV: novo paradigma na gestão do Hospital das Clínicas de Botucatu

Processos fundamentais não estavam informatizados, ocasionando retrabalhos e não disponibilidade de informações confiáveis. Para reverter este cenário, o Hospital implantou o SOUL MV garantindo a unificação da gestão. 

Integração entre as áreas e padronização dos processos. Esses são os principais resultados alcançados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu após a implantação do SOUL MV®. Maior instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde e referência em procedimentos de alta complexidade na região, o Hospital vivencia hoje um novo paradigma na gestão. 

Em 2010, os sistemas em operação no Hospital das Clínicas de Botucatu não atendiam às necessidades de gestão administrativa e assistencial. Desenvolvidos internamente, precisavam de atualizações, demandando tempo, recursos financeiros e equipe de TI não disponíveis. Além disso, processos fundamentais como prescrição médica, agendamento de consultas, cirurgias e exame, dispensação de materiais e medicamentos e atendimento de urgência não estavam informatizados ou utilizavam sistemas não integrados, ocasionando retrabalhos em diversos setores e não disponibilidade de informações relevantes para a gestão. Em plena era da informação, o HC de Botucatu tinha os sistemas como um gargalo para sua operação diária.

A fim de unificar a gestão, o Hospital das Clínicas decidiu trocar seus sistemas, adquirindo uma solução compatível com o cenário da instituição: o SOUL MV®. Entre outros aspectos, era preciso padronizar os processos, melhorar a segurança das informações e controlar com maior eficiência os resultados na totalidade.

A integração dos processos, a partir do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do SOUL MV®, viabilizou o acesso e a consulta a informações dos pacientes em todos os pontos de assistência, sem a necessidade de movimentação de prontuários físicos, o que anteriormente demandava uma operação logística para cada atendimento.

“A visualização do processo como um todo ficou mais fácil porque conseguimos ter acesso a elementos sobre o paciente de onde nossa equipe estiver. Isso é muitíssimo importante para o andamento e a qualidade do nosso atendimento”, afirma Marcelo Martins, na época diretor de TI do Hospital das Clínicas. 

O PEP também modificou o processo de faturamento, melhorando os controles entre os procedimentos previstos, realizados e faturados. Nos serviços de urgência e emergência, com a utilização do Sistema de Classificação de Risco, foi alterada a organização do fluxo de atendimento dos pacientes, priorizando os casos conforme o risco de agravo à saúde.

Para a gestão, o SOUL MV® acabou com os retrabalhos nas áreas e tem possibilitado melhor acompanhamento dos indicadores.

“Com o sistema, conseguimos identificar os nós da gestão, os pontos e processos que demandam ajustes e mudanças. Temos o SOUL MV® como parceiro na identificação das necessidades de melhoria”, comenta a Dra. Irma de Godoy, então Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas.

Com o sistema, conseguimos identificar os nós da gestão, os pontos e processos que demandam ajustes e mudanças. Temos o SOUL MV® como parceiro na identificação das necessidades de melhoria. 

Dra. Irma de Godoy — Chefe de Gabinete, Hospital das Clínicas de Botucatu 

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