Por dentro do hospital: o impacto das inovações e mobilidade no centro cirúrgico

Uma funcionalidade do sistema de gestão permite que os dados da internação sejam acessados diretamente pelo celular. Com isso, o hospital ganha segurança e mais controle em seus processos

Por dentro do hospital: o impacto das inovações e mobilidade no centro cirúrgico

A realização de um procedimento cirúrgico em um hospital requer que diferentes processos estejam bem estruturados, alinhados com as equipes e funcionando em tempo real. Tal medida é o que garante mais controle e segurança durante o andamento do procedimento, já que envolve desde uma eficaz comunicação com pacientes e seus acompanhantes até o acesso facilitado às informações do paciente no bloco cirúrgico.

Por isso, uma nova funcionalidade do sistema de gestão hospitalar impactará diretamente a mobilidade no centro cirúrgico:

"Por meio de dois painéis facilmente acoplados ao sistema é possível acessar os dados de cirurgia diretamente no navegador do próprio celular do médico ou de qualquer outro profissional da assistência, garantindo que a informação esteja na palma da mão quando for preciso", resume Luís Gonçalves, especialista em produto Hospidata/MV.

"Recursos tecnológicos, como os painéis, funcionam como uma fila digital e ajudam a organizar melhor o fluxo dentro do centro cirúrgico. Tudo em tempo real”, complementa Luís Gonçalves.

O maior ganho da novidade certamente está no controle mais efetivo dos processos no hospital, garantindo a realização de uma cirurgia segura, já que a checagem dos dados é repetida em diferentes momentos, durante a internação, e pelo celular do profissional.

“Mas outro benefício importante é o da comodidade de poder informar os acompanhantes sobre o estado de saúde do paciente e em que estágio o procedimento se encontra, tudo por meio de um painel instalado na sala de espera. Isso evita a necessidade de ter um profissional a postos no balcão de informação só para dar notícias”, diz Gonçalves.   

Para um hospital de pequeno porte, esse tipo de tecnologia para gestão hospitalar pode funcionar como um apoio seguro à condução de processos no bloco cirúrgico. Para começar a usá-la, o investimento requer uma organização do processo em si, a compra de uma smart TV para abrir o navegador, internet disponível e um sistema de gestão hospitalar instalado.

“O sistema, no entanto, já precisa estar habilitado com recursos do módulo do centro cirúrgico para que os profissionais da assistência consigam incluir as informações necessárias ao bom funcionamento dos painéis, bem como para garantir que os dados, no final do procedimento, estejam disponíveis no PEP, explica o especialista da MV.  

Veja a seguir, em detalhes, como cada inovação vai funcionar:

 

Painel na sala de espera

Esse painel fica instalado em uma smart TV na sala de espera e traz uma informação importante aos acompanhantes: o atual status do procedimento. Assim, conseguirá saber se o paciente está em sala de cirurgia ou se o procedimento já acabou, por exemplo, sem precisar se dirigir a uma secretaria.  

Em respeito à LGPD, o painel não divulga o nome do paciente, mas apenas suas iniciais, para que todos tenham sua privacidade preservada. Também é possível, por uma configuração do sistema, não expor o tipo de procedimento realizado.  

Painel da equipe assistencial 

O segundo painel é destinado, exclusivamente, aos profissionais de saúde e, por isso, mostram o nome completo do paciente e mais informações, como o tipo de procedimento a ser realizado, a sala alocada e o horário da cirurgia. Todas essas informações estão acessíveis também pelo celular e dispostas de forma que permitam um acompanhamento visual do fluxo do centro cirúrgico. 

Melhor controle de leitos

Também por meio de um acompanhamento visual é possível gerenciar os leitos disponíveis e os que estão liberados, sabendo o status de cada um. Novamente, esse tipo de informação útil pode ser acessado pelo navegador do celular.

 

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