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Sistema MV é aliado na humanização do atendimento no Hoftalon

Produzido em 20/11/2015

Controle do fluxo de paciente permite redução do tempo de espera e de atendimento

Hoftalon melhora a gestão com o SOUL MV

Localizado em Londrina-PR, o Hoftalon enfrentava muitas barreiras de gestão e, uma delas, era a barreira tecnológica. Utilizando um sistema sem integração de dados e que não contribuía para a tomada de decisões, a instituição optou pela mudança. Confira o vídeo!

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Imagine, em plena segunda-feira, uma fila com aproximadamente 500 pessoas, com mais de 50 anos, dando voltas em um quarteirão em busca de atendimento em um hospital especializado, sendo que 95% do atendimento dessa instituição é feito pelo SUS. Essa era a realidade do Hoftalon (Centro de Estudo e Pesquisa da Visão), em Londrina-PR, antes de formar parceria com a MV em 2013. Um dos motivos que levou o Centro a adotar a MV como principal aliada no seu processo de evolução tecnológica foi o fato do modelo de implantação da empresa ser voltado inicialmente para a revisão de processos, sendo realizada a implantação do sistema após esta etapa.

Dentre os maiores desafios encontrados, estava o controle do fluxo de pacientes do hospital que faz, em média, 11 mil atendimentos por mês. Não existia um sistema que permitisse realizar o atendimento clínico com eficiência, dificultando, por exemplo, o cadastro do paciente que demorava, em média, 5 minutos. O processo de agendamento era falho, pois não utilizavam 100% da capacidade operacional.

Com a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), o tempo de espera e de atendimento foi reduzido. A consulta que durava 25 minutos, passou a durar 15 e o cadastro que demorava 5 minutos, passou a ser realizado em 40 segundos. “Nós trabalhamos com o princípio do SUS de humanizar o atendimento e o sistema nos ajudou muito nisso”, conta o superintendente administrativo do Hoftalon, Rodrigo Hasegawa.

Com um sistema implantado em todo o hospital, o Hoftalon não sentiu os benefícios só na área assistencial. O faturamento foi outro setor beneficiado da instituição. Antes da solução MV, o faturamento era irregular e o ciclo financeiro era alto, gerando um maior número de glosas, consequentemente. Depois do SOUL MV, 85% das contas são faturadas dentro do mês e as demais até o quinto dia do mês seguinte. O faturamento estabilizou, gerando caixa, redução do ciclo financeiro pela metade e uma expressiva redução de glosas.

O controle de estoque passou a ser mais efetivo. Um kit cirurgia, por exemplo, era enviado e cerca de 60% desse material retornava e precisava ser registrado novamente. Hoje, a solução da MV dá 3,5% de metas de retorno. “O estoque diminuiu significativamente, o que também impacta dentro do ciclo financeiro, pois esse estoque foi para o caixa. É perfeito”, conta o superintendente.

O uso das soluções MV no Hoftalon trouxe benefícios para todas as áreas, contribuindo para uma melhor gestão e a sustentabilidade da instituição. “Hoje, não me imagino viver sem o sistema da MV”, afirma Rodrigo.

Faça aqui o download deste case.

Depoimentos

  • Nós trabalhamos com o princípio do SUS de humanizar o atendimento e o sistema nos ajudou muito nisso.

    Rodrigo Hasegawa
    Rodrigo Hasegawa Superintendente Administrativo do Hoftalon

Características

Leitos e Repouso 10 e 15
Apartamentos 10
Centros cirúrgicos 7
Médicos 135
Colaboradores 123

Atendimentos mensais

Cirurgias 905
Atendimentos de emergência 1.089
Atendimentos 11.875

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