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Rede São Camilo garante mais segurança para a área assistencial

Produzido em 06/10/2015

Com todos os processos assistenciais informatizados, a melhoria na qualidade da assistência e na eficiência operacional tem sido notável

Rede São Camilo integra informações das unidades

A Tecnologia da Informação é usada na instituição não só para registrar dados e monitorar faturamento, mas também para obter diferencial competitivo. No vídeo são citadas as mudanças percebidas com o uso do sistema de gestão MV na área assistencial da rede.

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Manter um atendimento de qualidade é, sem dúvida, um desafio para as instituições de saúde. Em uma rede de hospitais, onde o volume de atendimento no pronto-socorro é um dos mais expressivos da cidade, o desafio é ainda maior. Diante desse cenário, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo sentiu a necessidade de adotar uma tecnologia que auxiliasse no processo de cuidado, garantindo agilidade, segurança e, acima de tudo, qualidade na assistência ao paciente.

A rede, composta pelos hospitais São Camilo Pompéia, Santana e Ipiranga, já contava com o sistema MV para controle de processos administrativos e financeiros de maneira integrada. Para a área assistencial, optou-se então por mais uma solução MV. O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) proporcionou às três unidades mais eficiência nos processos clínico-assistenciais, aumentando a satisfação e a confiança dos pacientes. “Causa um impacto muito positivo no cliente quando ele vai a uma consulta e o médico já tem todo o seu histórico, desde a última data em que ele esteve na instituição até as medicações que foram prescritas”, afirma Klaiton Simão, diretor de TI da Rede São Camilo de São Paulo.

O PEP da MV tem facilitado a rotina de trabalho de 4 mil médicos, além de outros profissionais da saúde. Hoje é possível registrar de forma mais segura e descomplicada todos os procedimentos realizados, eliminando a possiblidade de extravio de informações. Com uma interface intuitiva e customizável, a adesão ao seu uso foi bastante satisfatória. “Por se tratar de uma ferramenta web, o PEP possui um grande diferencial no mercado, sem falar da sua configuração que é bastante amigável”, diz Ana Cristina Nóbrega, gerente de Projetos de TI da rede.

Outro ganho significativo com a utilização do prontuário eletrônico foi na eficiência operacional, por meio da otimização da capacidade instalada. O suporte oferecido pela ferramenta contribuiu para aumentar a taxa de ocupação e o número de atendimentos, sem comprometer o tratamento do paciente e sem aumentar necessariamente o número de leitos. Para Klaiton Simão, é importante ampliar a quantidade de leitos oferecidos, mas é preciso cautela. “O aumento de leitos deve vir acompanhado de eficiência operacional senão temos um problema de resultado financeiro”, explica. É preciso diminuir os custos e aumentar receita.

Atualmente, os hospitais São Camilo Pompéia, Santana e Ipiranga atendem mensalmente mais de 60 mil pacientes em urgência e emergência e realizam cerca de 20 mil consultas ambulatoriais. Com o processo assistencial 100% informatizado, as unidades contam com outras soluções que auxiliam em todos os processos relacionados à admissão do paciente, como a Classificação de Risco, que organiza o fluxo de atendimento de acordo com a prioridade do paciente; o Painel de Chamada, que viabiliza ao paciente um maior entendimento sobre as etapas do atendimento; e a solução de Gestão de Fluxo, que permite à instituição o monitoramento de cada fase do atendimento do pronto-socorro.

Faça aqui o download deste case.

Depoimentos

  • Causa um impacto muito positivo no cliente quando ele vai a uma consulta e o médico já tem todo o seu histórico, desde a última data em que ele esteve na instituição até as medicações que foram prescritas.

    Klaiton Simão
    Klaiton Simão Diretor de TI da Rede São Camilo

Características

Leitos 740
Médicos 4.000
Funcionários 5.100

Atendimentos mensais

Atendimentos (urgência e emergência) 60.000
Consultas ambulatoriais 20.000
Cirurgias 2.000

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