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Ilhabela conquista altos índices de desempenho na saúde com soluções de gestão

Produzido em 15/09/2016

Com rede de saúde pública entre as melhores do Estado de São Paulo, arquipélago oferece mais do que beleza natural

O arquipélago de Ilhabela, no litoral norte paulista, frequentemente atrai turistas pela natureza exuberante e pelos campeonatos nacionais e internacionais de iatismo. Mas o município, composto por mais de 40 praias e pela maior reserva de Mata Atlântica do mundo, oferece mais do que isso. Em 2014, o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) concedeu à Ilhabela a nota 9,9 no indicador de avaliação da efetividade na Atenção Básica e 9 no indicador geral de Atenção Básica. Esse salto na qualidade da saúde pública local foi conquistado após a contratação da Consulfarma, empresa do grupo MV.

Implantadas em 2014, as soluções de gestão Consulfarma informatizaram quatro unidades gerenciais e 13 unidades de saúde, dentre as quais um hospital municipal com 50 leitos. Com a eliminação do papel e a integração de todos os dados de atendimento aos cidadãos na rede por meio do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), as equipes médicas passaram a ter acesso facilitado ao histórico e à evolução ambulatorial dos pacientes, proporcionando maior agilidade e segurança no tratamento clínico.

Além disso, por evitar a duplicidade na realização de procedimentos e exames complementares, o PEP contribuiu para que a rede de saúde registrasse uma redução de 20% nos custos com medicamentos. De acordo com o diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde, Henrique Simões, outras soluções Consulfarma implantadas também auxiliaram na conquista desse resultado devido ao maior controle na dispensação, evitando duplicação de prescrições, e na gestão do estoque, eliminando perdas por validade.

Com o serviço mobile, ainda foi possível garantir 100% de cobertura do Programa Saúde da Família, inclusive, nas 16 comunidades tradicionais caiçaras, cujo acesso se dá apenas por barco. Ao receber a visita das equipes de saúde num intervalo de 30 a 45 dias, os dados das 40 famílias residentes nessas comunidades passaram a ser diretamente inseridos no sistema por meio das soluções mobile disponíveis em tablets e notebooks. “Como antes as informações coletadas precisavam ser digitalizadas, as soluções agilizaram os atendimentos e eliminaram os retrabalhos. Assim, conquistamos a satisfação da população e dos profissionais”, diz Simões.

Com o trabalho desenvolvido, em 2015 Ilhabela ganhou destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) Ano Base: 2014, publicado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O indicador que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas em 644 prefeituras paulistas, apontou que o índice setorial Saúde do arquipélago se enquadra na faixa de qualificação A, ou seja, altamente efetiva.

Antes de adquirir as soluções Consulfarma, a Secretaria Municipal de Saúde passou cinco anos analisando softwares existentes no mercado e montou um edital com as características técnicas que permitissem escolher a empresa que melhor atenderia as necessidades do município. Segundo Simões, “além de englobar todas as necessidades do e-SUS, a Consulfarma ainda possui sistema integrado às normas do Ministério da Saúde”.

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Depoimentos

  • Como antes as informações coletadas precisavam ser digitalizadas, as soluções agilizaram os atendimentos e eliminaram os retrabalhos. Assim, conquistamos a satisfação da população e dos profissionais.

    Henrique Simões
    Henrique Simões Diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde

Características

Área 347,515 Km²
População 32.782 habitantes
Unidades de saúde 13
Profissionais que usam o sistema 370

Atendimentos mensais

Consultas Mais de 17 mil por mês

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