Assine nossa newsletter

fique por dentro de tudo sobre gestão em saúde, inovação e tecnologia

Fechar

Cadastro realizado com sucesso.

Fechar

Este não é um endereço de e-mail válido. Verifique o preenchimento dos campos e tente novamente.

Fechar

Hospital Unimed Recife III utiliza SOUL MV e garante funcionamento sem papel

Produzido em 13/08/2013

A implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) no Hospital da Unimed Recife III trouxe benefícios para área clínica, administrativo-financeira e para gestão. 100% dos atendimentos são registrados no prontuário eletrônico, tudo assinado digitalmente com certificados digitais, proporcionando a padronização dos processos, integração das áreas e melhor acompanhamento dos indicadores de desempenho da instituição.

Faltavam apenas cinco meses para a inauguração do Unimed Recife III quando sua diretoria, numa iniciativa arrojada, decidiu torná-lo o primeiro hospital privado do Norte/Nordeste com os prontuários dos pacientes totalmente digitais. “Eu temi que o tempo trabalhasse contra nós, mas fomos visitar o Hospital Unimed de Volta Redonda, que já utilizava o Prontuário Eletrônico do Paciente há cerca de um ano, e decidimos adotá-lo”, conta Dr. Fernando Cruz, diretor médico do Unimed Recife III à frente do projeto.

Apesar do pouco tempo para treinamento das equipes e de algumas incompreensões, principalmente por conta da mudança de cultura, o Unimed Recife III foi inaugurado com 100% dos médicos utilizando o Prontuário Eletrônico do Paciente. “São muitos os benefícios obtidos com o PEP: maior segurança para o paciente, com o fim da prescrição e da evolução ilegíveis; redução do consumo de papel; acompanhamento em tempo real pela direção médica; e a certeza de que o sistema alertará sobre qualquer alergia ou interação medicamentosa”, destaca Dr. Fernando.

A equipe de Enfermagem também aprova o uso do Prontuário Eletrônico. “O PEP da MV é uma ferramenta de trabalho que ajuda muito a Enfermagem no dia a dia da assistência. Passadas as barreiras culturais, torna-se um instrumento rico e facilitador. As checagens de medicação ocorrem em tempo hábil, impedindo que o funcionário tente burlar o horário em que administrou a medicação prescrita”, afirma Ana Paula de Farias, então supervisora de Enfermagem. A supervisora escreve em detalhes os principais benefícios que observou com o PEP. “São muitos os facilitadores, como o uso da SAE na íntegra, desde o histórico de pacientes, passando pelas avaliações como TISS-28, FUGULIN, escala de Madox, escala de dor, evoluções e anotações. Até mesmo o registro do balanço hídrico, em que o enfermeiro não necessita usar a calculadora, desperdiçando seu tempo realizando cálculos”, conta.

Para George Trigueiro Filho, gerente administrativo do Unimed Recife III na época, o PEP é uma das ferramentas mais importantes na gestão administrativo-financeira de um hospital. “É sem dúvida o principal veículo de comunicação dentro da instituição, pois nele constam todas as informações necessárias para prestar uma assistência à saúde de excelência, onde todos os profissionais de saúde podem interagir em tempo real, independentemente do documento físico”. George ressalta ainda a importância do PEP para um controle eficiente das informações administrativas relacionadas ao paciente. “Os gestores podem conhecer os custos, os lucros e os prejuízos ocorridos dentro de determinado período de tempo, bem como os recursos materiais e humanos alocados, informações que podemos utilizar para fazer previsões de investimentos a médio e longo prazos”.

Com a implantação do SOUL MV®, o Hospital Unimed Recife III conseguiu 100% dos atendimentos registrados no prontuário eletrônico, tudo assinado digitalmente com certificados digitais; padronizou seus processos e integrou as áreas; ganhou facilidades para a rotina de trabalho dos profissionais; e passou a mensurar de forma mais eficiente os indicadores da instituição, permitindo o monitoramento do desempenho para facilitar a tomada de decisões.

O Unimed Recife III possui 204 leitos, entre apartamentos, enfermarias e UTIs, e tem capacidade para realizar 12 mil cirurgias e 10 mil atendimentos/mês na emergência. O SOUL MV® administra as informações de todas as áreas da instituição, que é referência para os 50 mil clientes da cooperativa.

Depoimentos

  • São muitos os benefícios obtidos com o PEP: maior segurança para o paciente, com o fim da prescrição e da evolução ilegíveis; redução do consumo de papel; acompanhamento em tempo real pela direção médica; e a certeza de que o sistema alertará sobre qualquer alergia ou interação medicamentosa.

    Dr. Fernando Cruz
    Dr. Fernando Cruz Diretor médico, Hospital Unimed Recife III.

Outros Cases

filtrar por