Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo sobre TI e saúde

Fechar

Cadastro realizado com sucesso.

Fechar

Este não é um endereço de e-mail válido. Verifique o preenchimento dos campos e tente novamente.

Fechar

Hospital Unimed Sorocaba moderniza seus indicadores para uma melhor gestão

Produzido em 10/02/2014

A implantação das soluções de Gestão Estratégica no Hospital da Unimed Sorocaba garantiu a confiabilidade dos dados e um melhor gerenciamento dos indicadores para a diretoria. Uma nova cultura voltada para resultados foi implantada e o Hospital, que utilizava planilhas no Excel para acompanhar seus indicadores, passou a ter uma visão setorial do seu desempenho.

Melhoria no acompanhamento de indicadores e garantia de melhores resultados

Ver mais

Padronização, transparência e praticidade. Esses foram os principais fatores que levaram o hospital da Unimed Sorocaba a optar pelo sistema MV. O objetivo era garantir um melhor acompanhamento dos indicadores para que a instituição alcançasse resultados mais eficientes.

Em um cenário caracterizado pela produção de indicadores em planilhas de Excel, o resultado não poderia ser diferente: inconsistência de dados e consequentemente divergência na estruturação de gráficos e análise das informações. Era assim que o hospital da Unimed Sorocaba acompanhava o seu resultado de desempenho. “Descobrimos, certa vez, que a fórmula, que tinha sido criada há quatro meses no Excel, estava errada”, conta Edson Paulossi, diretor administrativo à frente do projeto de implantação do sistema MV.

Estava na hora de mudar o cenário e padronizar as informações para que a tomada de decisões fosse baseada em dados confiáveis. Em 2011, o hospital implanta as soluções de Gestão Estratégica da MV. Foram quatro meses de implantação e, apesar dos transtornos naturais de toda mudança, Edson afirma que a sinergia entre equipe de TI do hospital e equipe MV foi muito positiva, o que só levou benefícios para a instituição.

Um dos desafios era não perder o histórico de informações do hospital. “Queríamos começar, mas não queríamos perder tudo e a MV proporcionou isso: conseguimos importar todo nosso histórico para o sistema”, conta o diretor. Com o melhor gerenciamento de informações ligadas diretamente à estratégia da organização, o Hospital Dr.Miguel Soeiro, com uso da ferramenta de Gestão de Ocorrências, possibilitou aos setores o registro de não conformidades e das oportunidades de melhoria para o processo.

A solução de Gestão de Projetos, que possibilita aos gestores um gerenciamento de forma simplificada, facilitou o registro de planos de ação e permitiu uma maior integração entre as áreas, tendo em vista que os profissionais podem visualizar o andamento de cada plano e apoiar nos ajustes de ações, quando necessário. A ferramenta de Gestão de Indicadores proporcionou uma visão setorial da instituição, baseada em indicadores-chaves de desempenho, sendo possível promover o desenvolvimento pessoal e profissional a partir da metodologia de diagnóstico e análise de desempenho.

Com o Business Inteligence, o hospital da Unimed Sorocaba passa a converter o volume de dados em informações relevantes ao negócio, ou seja, é possível identificar o percentual de desempenho de um determinado indicador. Integridade, responsabilidade, mudança de comportamento dos gestores, facilidade na pesquisa de documentos e transparência entre os setores e para a alta gestão, foram os benefícios conquistados pela Unimed Sorocaba. “Conseguimos, inclusive, reduzir o tempo de duração da reunião de análise crítica com todas as áreas que acontecia semestralmente e duravam dias. Otimizamos o nosso tempo com o sistema MV”, explica Edson.

A partir de agora as reuniões acontecem bimensalmente e duram apenas três horas. Os benefícios obtidos com as soluções estratégicas facilitaram também o processo de acreditação nível 3 da ONA, conquistado pelo hospital. “Utilizamos as soluções de gestão estratégica da MV para apresentar as nossas informações durante a visita da ONA e isso foi, sem dúvida, considerado um ponto forte para a acreditação”, comenta o diretor.

Para Edson Paulossi, as instituições que estão pensando em melhorar seus processos e disseminar uma cultura voltada para qualidade e resultados, devem procurar as soluções de Gestão Estratégica da MV. “A ferramenta potencializa muito o processo, há um ganho para os gestores de maneira significativa, a área muda, o setor muda e a instituição muda”, destaca Edson.

Depoimentos

  • O sistema MV potencializa muito o processo, há um ganho para os gestores de maneira significativa, a área muda, o setor muda e a instituição muda.

    Edson Paulossi
    Edson Paulossi Diretor Administrativo, Hospital Dr. Miguel Soeiro

Outros Cases

filtrar por