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Hospital 9 de Julho: maior eficiência e aumento no faturamento

Com foco na excelência do atendimento, eficiência operacional e alta resolutividade, o Hospital 9 de Julho, pertencente à rede Adhosp, recorreu à MV para garantir, através da implantação das suas soluções, o controle dos processos, a qualidade no atendimento ao paciente e a sustentabilidade financeira da instituição.

O Hospital 9 de Julho (SP), um dos principais centros médico-hospitalares do Brasil, sempre se mostrou atento às inovações tecnológicas, realizando investimentos constantes na área. Com essa proposta, escolheu a MV como parceira para substituir os sistemas desenvolvidos internamente que operavam na Instituição.

A implantação plena da solução, realizada no prazo de seis meses, trouxe, além dos benefícios diretos decorrentes da automação das atividades, a revisão e a otimização dos processos operacionais, com a eliminação de redundâncias desnecessárias. O sistema proporcionou também informações consolidadas de todo o Hospital, fornecendo à alta direção a identificação imediata de distorções, o que imprimiu velocidade na adoção de ações corretivas e preventivas.

Com todos os setores trabalhando de forma integrada, o retorno operacional disso foi 15% a mais no faturamento do Hospital. Na Central de Materiais Esterilizados, o Hospital passou a monitorar a esterilização dos instrumentais e materiais, as transferências entre a Central e o centro cirúrgico e demais unidades hospitalares, assim como o seu retorno, além de gerenciar os custos e as receitas geradas pela CME, através da associação das caixas cirúrgicas aos procedimentos realizados.

Já no Contact Center de Agendamento Cirúrgico, ao registrar a reserva da sala, o sistema MV solicita e monitora todos os recursos necessários à realização de cada cirurgia, garantindo maior eficiência e a máxima ocupação da Instituição. Antes da data da cirurgia, o Hospital presta informações adicionais ao paciente, registra sua pré-internação e providencia todas as autorizações, de forma que tudo esteja pronto com antecedência, para maior conforto e satisfação do cliente.

A utilização do Prontuário Eletrônico do paciente (PEP), nas Unidades de Terapia Intensiva, gerou maior agilidade e segurança às atividades clínicas, pois, enquanto o médico realiza a prescrição, o sistema identifica eventuais interações medicamentosas, alergias, dosagens ou freqüências atípicas. Também a partir da prescrição eletrônica, entre outros processos, o sistema encaminha automaticamente os pedidos de materiais e medicamentos para o estoque e a farmácia, monta os mapas de dietas no serviço de nutrição e dietética, agenda exames no laboratório ou nas unidades de diagnóstico por imagem e solicita hemoderivados. Outra vantagem do PEP é que os resultados dos exames são disponibilizados diretamente no prontuário eletrônico dos pacientes, à medida que vão sendo realizados. O sistema padroniza os procedimentos médicos e de enfermagem, de acordo com as normas da Instituição, melhorando o atendimento dos pacientes e controlando os custos.

A adoção da solução de gestão hospitalar MV, ocorrida em 2001, integrou um amplo processo de modernização da Instituição, que incluiu a inauguração de um novo pronto atendimento e de um moderno centro cirúrgico. Tais inovações, realizadas para otimizar o funcionamento da Instituição e oferecer melhores serviços aos seus pacientes, contribuíram para a conquista dos títulos de Hospital do Ano de 2002 e 2003, pelo prêmio Top Hospitalar – o mais importante do setor. Em 2003, o Hospital 9 de Julho também recebeu a Acreditação Hospitalar Plena, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Características

Área construída 26.500 m²
Leitos de Internação 318
Especialidades Mais de 50
Equipe Médica 2.500 médicos cadastrados
Equipe de Enfermagem 800 profissionais

Atendimentos mensais

Internações 1.300
Pronto-Socorro 7.000
Consultórios 2.300
Exames 2.100
Cirurgias 1.400

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