Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo sobre TI e saúde

Fechar

Cadastro realizado com sucesso.

Fechar

Este não é um endereço de e-mail válido. Verifique o preenchimento dos campos e tente novamente.

Fechar

Biocor Instituto utiliza a tecnologia para garantir a qualidade da gestão

Reconhecido como um hospital inovador em gestão, o Biocor Instituto sempre buscou implantar as condições necessárias para garantir uma gestão mais eficiente. Em 2004, a instituição decide implantar o sistema MV para integrar todos os setores, padronizar os processos, melhorar o atendimento ao paciente e acompanhar online os seus dados e informações, possibilitando a consistência e a segurança que a direção e a administração do hospital precisavam.

O Biocor Instituto é um complexo hospitalar de referência nacional e internacional inspirado pelas normas de qualidade na execução de seus serviços. São mais de 270 leitos em seus 30.000 m² de área construída, e cerca de 1.050 colaboradores atendendo pacientes particulares e de convênios, tanto públicos quanto privados, inclusive do SUS. Reconhecido como um hospital inovador em gestão, o Biocor foi o primeiro hospital da América Latina a receber a Certificação ISO 9002, em 1997, para todos os setores da Instituição, tendo sido recertificado, em 2003, sob a vigência da NBR ISO 9001:2000. Seu fundador e atual presidente, Dr. Mário Osvaldo Vrandecic é considerado um dos mais renomados cardiologistas brasileiros, com notório reconhecimento em pesquisa médica.

O Biocor sempre buscou desenvolver condições adequadas para racionalizar sua gestão, controlando a atividade com processos bem sedimentados e monitoramento de estoques e compras, através da padronização de medicamentos. Para isso, utilizava um sistema próprio, associado a um sistema de gestão empresarial. “Os sistemas não eram integrados, tínhamos a informação, mas para que a gente a conseguisse havia a necessidade de verificar cada detalhe em cada um dos subsistemas que compunham o nosso sistema. Então, com o tempo, a medida que essas informações aumentam, isso precisa ser automatizado”, explica Dr. Mário Vrandecic . As principais dificuldades estavam relacionadas à capacidade interna de responder rapidamente às demandas por novas funcionalidades, assim como a falta de integração entre as soluções.

Para o porte do hospital, o resultado não estava de acordo com os objetivos da direção. Decidiu-se então selecionar no mercado uma solução completa que atendesse a toda a instituição: às áreas hospitalar, financeira, médica e de qualidade. A MV surgiu como resposta a essas necessidades. “Nós procurávamos algo que automatizasse não apenas a área clínica, como também a área econômica financeira da instituição e essa automatização de fato nós conseguimos dentro do sistema MV”, afirma Dr. Mário.

Após uma avaliação conjunta da realidade do hospital e contando com a experiência da MV no segmento da saúde, fruto de bem sucedidos projetos anteriores, optou-se por uma estratégia de implantação que permitisse um retorno rápido de informações gerenciais e controles para a instituição em todas as suas áreas. Dessa forma, foi estabelecido um projeto de implantação dos sistemas com duração prevista de seis meses. Iniciado o projeto em março de 2004, as soluções entraram em funcionamento após quatro meses, no dia 1º de julho de 2004.

Atualmente são mais de 350 estações conectadas aos sistemas em todo o hospital. Com a implantação do sistema de gestão MV, do Prontuário Eletrônico do Paciente e do Portal de Indicadores, o Biocor passou a ser o primeiro hospital brasileiro com o acesso online às informações dos atendimentos médicos de forma padronizada, através das quais é possível estudar os casos clínicos, cruzando-se as informações médicas com custos, faturamento, suprimentos, etc., aprimorando assim as técnicas de gestão hospitalar e a competitividade.

Depoimentos

  • Nós procurávamos algo que automatizasse não apenas a área clínica, como também a área econômica financeira da instituição e essa automatização de fato nós conseguimos dentro do sistema MV. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da MV.

    Dr. Mário Osvaldo Vrandecic
    Dr. Mário Osvaldo Vrandecic Presidente, Biocor Instituto

Características

Área construída 30.000 m²
Leitos de Internação 277
Especialidades Mais de 40
Equipe de Enfermagem Mais de 400 profissionais
Médicos credenciados 214
Médicos Especializados 55

Atendimentos mensais

Internações 1.300
Pronto-Socorro 2.900
Consultórios 2.300
Exames 30.000
Cirurgias 650

Outros Cases

filtrar por