Saiba como aumentar a produtividade com a automatização de processos

A automatização de processos é algo muito procurado por gestores há bastante tempo.

Saiba como aumentar a produtividade com a automatização de processos

Para alguns, a receita é a seguinte: softwares são mais rápidos do que pessoas e não erram. Mas, apesar de o ganho de tempo e a redução de erros serem muito relevantes em todo o processo, essa visão é simplista e não contempla todas as possibilidades de aumento de produtividade onde a automatização de processos pode atuar.

No entanto, não é produtivo optar por qualquer tipo de automatização, sendo muito comuns dois tipos de erros graves na hora da escolha. O primeiro deles é uma opção de software não específico, que não atenda às necessidades próprias da sua clínica ou hospital. A outra é a opção de automatização individualizada de cada setor, gerando ônus com duplicação de dados, perda de tempo com conversões e erros humanos na hora de transcrever informações.

Por isso, neste artigo você entenderá como uma empresa séria e experiente pode otimizar os processos dos serviços de saúde da sua instituição e como a automatização integrada de processos é a escolha certa para todos os colaboradores, da área técnica e da administrativa, e para os pacientes.

 

Por que investir na automatização de processos?

Médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais da saúde são especialistas em trabalhar com pessoas. Por isso, esses profissionais devem realmente dedicar o seu tempo no hospital ou na clínica com o seu principal foco: a atenção ao paciente.

No entanto, não há dúvidas em relação às vantagens de se usar a tecnologia para aumentar a velocidade dos processos e operações de um atendimento hospitalar. O fornecimento imediato de informações e a possibilidade de análises futuras dos dados coletados após a realização destes processos, pode ajudar na otimização de processos simples e complexos.

Com a utilização da tecnologia e análise de dados é possível reestruturar melhor o trabalho da equipe para que o tempo ocioso ou improdutivo seja decrescente. Especialmente se as ferramentas para tal estão em plataformas online.

 

Redução de custos com a automatização

Com a implantação da automatização de processos, não há ganho apenas no tempo do paciente e da equipe, pois esse proveito de tempo tende a aumentar a resolubilidade do tratamento, levando o paciente a usar menos os serviços de saúde e reduzindo gastos com medicação e com impressão de imagens radiológicas, que poderão ser visualizadas por meio digital. Além da economia da substituição dos processos de impressão, a manipulação e o acesso a imagens digitais permitem ao profissional alterar nitidez e dar zoom, por exemplo, melhorando em mais uma vertente o atendimento ao paciente.

Automatizar processos gera economia em diversos aspectos, especialmente se os serviços médicos sob a sua gestão utilizam o sistema de integração PACS (Picture Archiving and Communication System) e RIS (Radiology Information System) das soluções MV.

A integração dos sistemas de gestão clínica, de imagens e de laudos é extremamente importante, de modo que proporcione a troca de todo tipo de informação. Essa integração consegue diminuir custos, por reduzir o número de exames e aumentar a efetividade da assistência à saúde. Isso acontece porque, por exemplo, ao integrar os sistemas, você dá ao médico acesso a todo o histórico do paciente no prontuário eletrônico do paciente (PEP), que poderá consultar resultados de exames recentes e evitar a solicitação desnecessária de outros exames, além de oferecer aos profissionais mais informações sobre a história clínica da pessoa, auxiliando a decisão de tratamento mais efetivo, aumentando muito a produtividade.

 

Mais benefícios além de tempo e economia

Outro benefício para a sua clínica ou hospital que a produtividade por meio da automatização de processos pode oferecer é o crescimento sem a formação de gargalos no atendimento, que levam a desgaste e rotatividade de recursos humanos e aumentam a probabilidade de erros. Seja para aumentar a oferta de um serviço, seja para oferecer mais serviços ao paciente da sua clínica, a automatização é a escolha certa.

Para desfrutar de todas as vantagens da automatização de processos, é necessário que o serviço seja capaz de garantir a inteligência de fluxo de trabalho, agilizando a captura, armazenamento e distribuição das imagens. Nesse âmbito, a automatização auxilia toda a sequência de atividade, desde a solicitação dos exames à entrega dos laudos, com benefícios como:

  • Segurança;
  • Acessibilidade e mobilidade;
  • Agilidade;
  • Praticidade;
  • Visualização Universal;
  • Gestão orientada a resultados.

 

Na prática, como tudo isso é possível?

A automatização é muito segura, já que possui acesso controlado a imagens e resultados de exames, garantindo integridade total dos pacientes do seu hospital ou clínica, sem deixar de ser funcional, pois permite acesso a partir da web e de smartphones e tablets (Android e IOS).

Também é muito prático e ágil porque seu radiologista não perderá tempo digitando, nem será mais necessário ter um digitador para criar laudos, uma vez que conta com o recurso de laudo ditado, através do reconhecimento de voz, em um painel com visão consolidada de todas as etapas do processo.

Além disso, a automatização torna viável a visualização universal por meio de ferramentas avançadas e de fusão de imagens, dando destaque para análise de imagens com visão comparativa, com reconstrução em 3D ou 4D e exibição de dados e recursos para estudo de vaso.

Todavia, não é só o pessoal técnico que ganha agilidade e eficiência, pois o sistema permite a apresentação de relatórios, estatísticas e gráficos administrativos, facilitando a gestão dos serviços de radiologia. Todas essas vantagens independem da escala, sendo adequada para qualquer tamanho de Centros de Diagnóstico por Imagem.

Com a automatização de processos adequadamente, permitindo a integração dos setores do hospital e dos sistemas de que dispõe, o aumento da produtividade é inevitável. Tudo isso só faz crescer a satisfação de colaboradores e de pacientes que tornam o serviço oferecido pela instituição que você administra cada vez mais atrativos tanto para quem é atendido tanto para os profissionais. Contribuindo em diferentes vertentes que convergem sempre para o sucesso de tratamentos com custos reduzidos e pessoal mais disponível para sua função mais importante — o bem-estar do paciente.

Notícias MV Blog

;