Os 5 principais erros de migração para o Hospital Digital

Tirar o Hospital Digital do campo das ideias não é somente uma transição tecnológica: demanda planejamento, preparação, organização e foco.

Os 5 principais erros de migração para o Hospital Digital

Perder de vista o objetivo da digitalização pode ocasionar em gastos adicionais ou, até mesmo, em dificuldades de conclusão e estabelecimento da proposta final. Alexandre Erik Costa, gerente de contas da MV, aponta cinco erros mais comuns do processo:

 

1 - Não entender o foco do projeto

Primeiramente é preciso entender que a digitalização de um hospital tem um objetivo claro: tornar a experiência do corpo médico e administrativo mais prática e, principalmente, aprimorar o bem-estar do paciente. Esse objetivo deve embasar toda a mudança e reestruturação do hospital. Acrescentar tecnologias sem utilidade clara não é a finalidade desse projeto.

 

2 - Não dimensionar infraestrutura corretamente

A transformação de um hospital convencional em digital demanda não só recursos financeiros, mas também de armazenamento adequado de dados, tempo de implantação apropriado, além de garantia de segurança da informação e do paciente. Atropelar a fase de planejamento pode fazer com que o projeto seja malsucedido ou demande muito mais esforço e transtorno para se concretizar.

 

3 - Acreditar que é uma “mera automatização”

O projeto é concebido a partir de mudanças tecnológicas, mas um Hospital Digital efetivo vai muito, além disso. É preciso haver um responsável do corpo médico e administrativo que, ao acompanhar o técnico de TI que planejará e estruturar as mudanças, agregue conhecimento médico e logístico próprio para as necessidades específicas de cada setor às funcionalidades do sistema. É possível digitalizar processos que, atualmente, estão fora do sistema, em vez de inserir no conceito apenas aqueles que já estão informatizados de alguma forma.

 

4 - Não entender as proporções do projeto

Um Hospital Digital tem um escopo abrangente de implantações e possui níveis de imersão digital. Considerar que, implantado o certificado digital e eliminado o papel, o projeto está concluído, é comprometer o bom funcionamento de toda a entidade.

 

5 - Esquecer do treinamento

Colaboradores podem ser resistentes às mudanças se não entenderem a finalidade da transformação. É preciso, além de prepará-los para utilizar as ferramentas, expor os benefícios que elas oferecem, tanto para paciente e quanto para o corpo médico.

Notícias MV Blog

;