O impacto da liderança médica na gestão hospitalar

Em tempos que a saúde requer otimização no atendimento, minimização de recursos e interligação de setores, o médico deve buscar engajar equipes e estimular resultados 

O impacto da liderança médica na gestão hospitalar

A busca constante pelo aprimoramento do atendimento mostra que liderança será mais uma das funções médicas de relevância para o hospital. Além dos desafios comuns da profissão, que exigem aplicação de todo o conhecimento de anatomia, fisiologia, farmacologia e patologia aprendidos na graduação, um médico precisa lidar com seu papel de autoridade em uma entidade de saúde. Um dos principais equívocos é acreditar que líderes são, efetivamente, natos. Mesmo CEOs, empresários e empreendedores precisam de treinamento, prática e aprendizado para conseguir conciliar as duas tarefas. 

O tema liderança em saúde é, geralmente, deixado de lado frente à urgência dos demais assuntos, entretanto poderia ser, exatamente, o antídoto para a recorrência desses problemas que exigem resposta rápida, explicam especialistas. Por não ter uma visão integral do que ocorre no hospital, o médico não consegue apresentar soluções estratégicas que auxiliem a retirar a sobrecarga da assistência. 

“O líder antigo está acostumado com um modelo centrado na patologia, produtor de procedimentos e dependente de custos elevados”, afirma o médico Rubens Covello, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (Cbexs).

Covello explica, ainda, que o novo líder é aquele que desconstrói os paradigmas que por muito tempo nortearam o funcionamento da Saúde, já que, agora, ele deve ter:

“A capacidade de sensibilizar a alta administração e engajá-la na gestão da qualidade”. 

Covello expõe alguns princípios excepcionais que devem nortear a postura do médico na hora de pensar além das suas funções cruciais e descobrir-se líder, como disposição para encarar novos desafios e ousar, apostando em novas tecnologias, incentivando o progresso, sabendo os momentos de arriscar com prudência e segurança; sensibilidade para tomar decisões corretas, de forma ética e transparente, entendendo, ao mesmo tempo, que nem todas as relações num hospital são baseadas em protocolos, processos e resultados e, por fim, compreensão do hospital e de sua cadeia de funcionamento todo, superando o ponto de vista individual.

 

A importância da liderança médica para o hospital

O sistema de Saúde sofre, constantemente, com severas críticas. Demora no atendimento, longas filas de espera e falta de recursos para a obtenção de um atendimento de qualidade são algumas das reclamações. O médico, como líder, pode estimular a implantação de soluções de gestão integrada, como o ERP (Enterprise Resource Planning) e o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), operando como uma espécie agente evangelizador da transformação do hospital convencional em Hospital Digital, por exemplo. 

Assim como em qualquer caso de liderança, a postura e a imagem do médico impactam diretamente em sua capacidade de influência e, dessa maneira, nos resultados esperados. Para motivar a equipe e conduzir a mudança, tanto estrutural quanto de mentalidade, o médico precisa “vestir a camisa” da liderança e seguir alguns princípios essenciais para lidar com as turbulências da Saúde. Rubens Covello lista alguns deles:

 

1. Respeite os valores da instituição

O líder entende que, apesar de sua autonomia, é preciso manter-se de acordo com as regras e a cultura do hospital, valorizando e respeitando essas diretrizes.

 

2. Sensibilize a alta administração

Para promover a mudança, é preciso fazer com que seus superiores entendam a proposta e concordem com ela e que possam, assim, apoiar suas medidas, facilitando a disseminação pelos setores subsequentes.

 

3. Envolva todas as camadas

É preciso que todos estejam envolvidos nessa mudança e estejam realmente por dentro de todas as transformações, contribuindo, cada um em seu setor, para o desenvolvimento em conjunto.

 
4. Vá além da racionalização de processos

Dedicar-se à esfera emocional é parte crucial dessa função de liderança médica, já que visa humanizar as relações, valorizando o papel de cada funcionário no hospital.

 
5. Seja condizente com a mudança

Não adianta exigir dos outros se você mesmo não age segundo o que prega. Como líder, é preciso, mais do que nunca, ter uma postura que sirva de exemplo, aconselha Covello.

 

6. Esteja atento e dedicado

Para estreitar os laços e criar um envolvimento realmente genuíno, o médico precisa se empenhar em cultivar o engajamento.

 

7. Lidere os líderes informais

Existem diversos níveis de liderança na estrutura de um hospital. Esses podem ser grandes aliados, fortalecendo o gerenciamento quando há uma equipe muito grande.

 

8. Implemente soluções formais

Há uma série delas, como, por exemplo, melhoria de infraestrutura, sistema de recompensa e treinamentos. Isso motiva a equipe, ampara o crescimento e leva a instituição mais longe.

 

9. Implemente soluções informais

Não menos importantes do que as soluções formais, essas ideias não precisam de burocracia, rigor e padrões para florescer. Criatividade e simplicidade também podem ser ferramentas para resolução de problemas.

 

10. Monitore e analise resultados

Acompanhar os dados, números e índices da instituição pode dizer muito sobre o rumo que ela está tomando. Estar atento a isso embasa, muito melhor, a tomada de decisões, finaliza Covello.

Notícias MV Blog

;