MV Experience Fórum 2015 apresenta as inovações para a saúde

Evento que reuniu executivos e gestores de hospitais de todo o Brasil traçou novos horizontes na gestão da saúde

Na última quinta (26.03) e sexta-feira (27.03), a MV realizou na sua sede em Recife-PE a sexta edição do MV Experience Fórum. Com o tema “Novos Horizontes na Gestão da Saúde”, o maior evento do segmento no Brasil reuniu executivos e gestores de mais de 100 instituições de saúde de todo o país para trocar experiências, estreitar relacionamentos, discutir a gestão da saúde e acompanhar o que a MV prepara para o futuro em termos de tecnologia.

Como conectar, compartilhar, integrar, cuidar, transformar e monitorar são ações que norteiam os rumos da empresa líder nacional em sistemas de gestão de Saúde, o presidente da MV, Paulo Magnus, abriu o evento destacando “que a tecnologia deve ser uma forma de ajudar a cuidar das pessoas”. Em seguida, o antropólogo Roberto DaMatta falou sobre impactos causados pelas inovações tecnológicas na sociedade. Com humor, o doutor pela Universidade de Harvard comentou que toda inovação requer rituais porque provoca descontinuidade. “Tecnologia tem a ver com a busca do novo e isso é tentar atravessar pontos frágeis. Novas tecnologias implicam em passagem e toda passagem implica em perdas e ganhos”, citou.

Além da palestra de DaMatta, outro momento da programação bastante aguardado pelo público foi o painel Visão de Futuro MV. Com foco em inovações e projetos estratégicos da empresa, o diretor de Negócios Internacionais, Marcos Sobral, apontou sete pilares para a nova geração de produtos: exploração do Big Data, mobilidade, cloud computing, telemedicina, interoperabilidade, inteligência clínica e wearables. Dando continuidade ao painel, o diretor de Inovação da MV, Emerson Zarour, apresentou o Global Health, plataforma em cloud, que através de soluções web e aplicativos mobile, armazena dados e informações como prontuários, prescrições médicas, exames e histórico familiar; permite realização de buscas por médicos de acordo com especialidades; e possibilita o agendamento online de consultas. Durante a apresentação, a Unimed Belo Horizonte foi anunciada como primeira parceira no uso da tecnologia. “Nosso objetivo com essa parceria é agilizar a comunicação, gerar maior vínculo entre médico e paciente, permitir que o indivíduo cuide de si próprio e promover o empoderamento”, disse o gestor de TI em Saúde da Unimed Belo Horizonte, José Geraldo de Souza.

Além de exibição de cases de sucesso, o MV Experience Fórum ainda contou com painéis sobre caminhos e experiências com o EMRAM (Eletronic Medical Record Adoption Model) da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society); desafios de inovar as práticas de gestão assistencial com apoio da tecnologia da informação; exemplos de evolução da plataforma SOUL MV em diferentes ambientes e contextos; e outros temas ligados à gestão da saúde. Entre os palestrantes presentes, o diretor-presidente da FOLKS e-Saúde, Claudio Giulliano da Costa; a diretora do IAG Saúde (Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde), Tania Pedrosa; a superintendente de Infraestrutura do Hospital Mater Dei, Rafaela França; o diretor de TI da Rede São Camilo de Hospitais de São Paulo, Klaiton Simão; o superintendente Executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Alceu da Silva; e o gestor Corporativo de TI da Rede Ímpar, Sérgio Brasil.

Antes do encerramento, o CEO da Live Healthcare Media, Vitor Asseituno, mediou um debate entre Paulo Magnus; o superintendente da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Eduardo de Queiroz Jr.; o diretor-médico do Hospital Unimed Recife III, Fernando Cruz; e o superintendente do Instituto Alcides de Andrade Lima, Mário Cesar Bernardes. O assunto em pauta foram as estratégias inovadoras em tecnologia da informação como instrumento para mudar o cenário das instituições de saúde.

Para Paulo Magnus, durante esses dois dias do MV Experience Fórum, “conhecemos como algumas instituições tornaram-se cases de sucesso e nos inspiramos a fazer mais pela saúde, através da transformação da gestão e do uso das soluções MV”.

;