Conheça as tendências para o mercado da saúde

Para lidar com os novos requisitos dessa realidade, muitos países estão buscando na TI o impulso para a transformação.

Conheça as tendências para o mercado da saúde

O aumento da expectativa de vida, o envelhecimento populacional, os altos custos com a saúde, a necessidade de maior produtividade das equipes médicas e a exigência por atendimentos de qualidade estão transformando mais rapidamente o modelo de cuidado da saúde no mundo.

Por observarem o volume de dados acumulados diariamente em hospitais, clínicas e laboratórios e terem ciência da importância do acesso a esses dados integradamente para a prestação de serviços mais efetivos, executivos brasileiros do setor já percebem o que há de positivo na adoção da TI para melhor acompanhamento da saúde, aplicação de métodos mais assertivos, busca de maior eficiência na gestão e maior embasamento para tomada de decisões. Felizmente, essa percepção não atinge somente a alta gestão das instituições. Profissionais da área e pacientes também estão mudando seus pontos de vista.

Médicos e enfermeiros reconhecem avanços em suas rotinas e na prestação de cuidados ao paciente a partir da facilidade na comunicação entre setores, da mobilidade nas atividades diárias e da possibilidade de diagnósticos mais aprimorados com o acesso a informações completas. Em relação aos pacientes, com a popularização do m-health, é notório o maior comprometimento com a saúde e o protagonismo na reunião e no compartilhamento de informações por meio de dispositivos de monitoramento de:

  • Hábitos alimentares;
  • Atividades físicas;
  • Pressão sanguínea;
  • Frequência cardíaca;
  • Nível de glicose e entre outros.

Como líder nacional em software de gestão da saúde, a MV está atenta a isso e, com o objetivo de guiar o futuro (próximo) em e-health e tornar as instituições mais digitais e seguras, as estratégias de desenvolvimento da nova geração de produtos têm como base tecnologias capazes de armazenar e cruzar informações em tempo real. Big data, wearables, cloud computing, interoperabilidade, inteligência clínica, analytics, soluções BPM mobile, Internet of Things (IoT) e user experience são as tendências que precisam ser acompanhadas com rapidez para a obtenção de vantagens competitivas e a permanência no mercado.

Contribuindo para a evolução desse novo cenário, a plataforma Global Health é um exemplo. Permitindo que tanto pessoas sadias quanto com doenças crônicas tenham facilidade no acompanhamento da saúde preventivamente, a plataforma unifica e armazena dados pessoais relacionados a consultas médicas, resultados de exames, além de informações provenientes de aplicativos e wearables, proporcionando que as pessoas monitorem os próprios dados e disponibilizem a médicos e hospitais com privacidade e segurança.

Com o Global Health, a MV reforça a importância de deixar de tratar a saúde isoladamente para promover maior embasamento ao avanço da medicina preditiva/preventiva e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida com qualidade.



Por Paulo Magnus, presidente da MV.

Notícias MV Blog

;