Como a cultura de compliance pode ser um diferencial competitivo

Para evitar contratempos desse sentido, cabe às instituições implementar programas que as ajudem a ser mais éticas.

Como a cultura de compliance pode ser um diferencial competitivo

Em saúde, nos conhecidos programas de compliance, essas práticas refletem em um diferencial regulatório, em um mercado competitivo e em um cenário onde as empresas são desafiadas diariamente a aumentar a eficiência dos seus processos.

Ações desse tipo já são realidade para muitas organizações internacionais e não diferiria no setor de saúde. A cultura de compliance, que nada mais é que a obrigação de cumprir as leis e regulamentos que uma empresa e todos os seus colaboradores têm, deve servir de balizador nas relações dos seus associados com os diversos stakeholders da organização, independente de seu porte.

Em uma empresa de saúde, a cultura de compliance tem o mesmo peso de uma acreditação e certificação de qualidade. Especialistas apontam que, para o setor, a cultura de compliance é fundamental, afinal, assim como qualquer outra, instituições de saúde também dependem de terceiros para a sua prática comercial. Atualmente, somente multinacionais de saúde trabalham com um código de conduta para balizar toda sua cadeia produtiva. O ideal é que os hospitais adotem e exigir uma postura de compliance tanto de seus fornecedores quanto de seus colaboradores.

Ao colocar em prática um código de conduta, o ideal é que instituições exijam uma postura idêntica tanto de seus fornecedores quanto de seus colaboradores. Isso, de certa forma, impacta médicos e funcionários, que também são atingidos pela mudança cultural da organização. O compliance também atende a exigências vinculadas ao aprimoramento da inteligência de riscos nas organizações.

Ao adotar as práticas, a instituição se destaca no mercado em função de sua transparência e ética no tratamento aos pacientes e ainda mitiga qualquer tipo de risco que a companhia possa enfrentar. Além de mitigação do risco de perda da reputação, estar à frente na gestão de compliance permite velocidade no desenvolvimento de novos produtos conforme os requerimentos regulatórios e boas práticas de mercado.

Notícias MV Blog

;