Cliente MV recebe certificação inédita no Brasil

Hospital Unimed Recife III é certificado pela HIMSS como EMRAM nível 6

Hospital Unimed Recife III é certificado pela HIMSS como EMRAM nível 6

Hospital Unimed Recife III é certificado pela HIMSS como EMRAM nível 6 

O Hospital Unimed Recife III (HRUIII) é um dos primeiros hospitais do Brasil a obter o certificado da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), a maior associação de informática em saúde no mundo, com ações focadas na melhoria da saúde através do uso de tecnologia da informação, que chega ao Brasil através da parceria com a ABCIS (Associação Brasileira de CIO Saúde). A cerimônia de entrega da certificação aconteceu na última sexta-feira (19) durante o HIMSS Latin America, no WTC, em São Paulo.

“É uma grande conquista para o Hospital Unimed Recife III e, sem dúvida, para a MV. Esta certificação comprova, mais uma vez, que as nossas soluções colocam os nossos clientes em um lugar de destaque na saúde mundial”, afirma Luciano Regus, diretor-geral da MV.

A certificação EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) é um processo composto de oito estágios (de 0 a 7) de avaliação de maturidade de implementação de prontuário eletrônico, que permite a um hospital avaliar sua situação atual, mapear seus resultados e acompanhar seu progresso através da comparação com outros hospitais no mundo, além de formatar um forte sistema analítico, permitindo importantes tomadas de decisão que afetam a qualidade e segurança do paciente na ponta. A utilização máxima dos recursos da solução de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do SOUL MV garantiu ao HURIII o estágio 6 da certificação.

A solução integrou todos os processos envolvidos no atendimento assistencial, funcionando como um repositório online que disponibiliza as informações atualizadas, compartilhadas e controladas, para todos os envolvidos conforme a necessidade de cada momento, ou seja, mais facilidade para a equipe assistencial consultar as informações clínicas em tempo real. O PEP também disponibiliza:

  • Ferramentas que auxiliam na prescrição;
  • Alertas de segurança clínica como alergias, interações medicamentosas e itens duplicados;
  • Sistematização da assistência de enfermagem;
  • Gestão de protocolos de prescrição de medicamentos.

Todos esses recursos são utilizados no Hospital Unimed Recife III, que também utiliza a certificação digital para assinatura eletrônica dos procedimentos, funcionando totalmente sem papel.

A solução PACS da Microdata também foi fundamental neste processo da certificação. Toda a parte de imagem médica digital, ou seja, para todas as especialidades, está integrada na intranet do hospital e com isso era único uso de filmes. O paciente se beneficia diretamente, já que todo o resultado e laudo de exames de imagem estão integrados ao PEP, melhorando, desta forma, a eficiência das atividades médicas. Com todos os recursos necessários para realizar o atendimento em uma única ferramenta, o médico tem mais tempo para cuidar do paciente e consequentemente realizar um atendimento mais humanizado.

Na prática, a Certificação EMRAM garante ainda mais qualidade e segurança no atendimento aos pacientes, graças à adoção de um conjunto de padrões, protocolos, indicadores, rotinas e processos internacionais seguidos em toda e qualquer profissional da equipe assistencial, seja médico, enfermeiro, técnico de enfermagem ou fisioterapeuta.

“Estamos muito felizes em ter contribuído com a certificação do Hospital Unimed Recife III. Ter o primeiro cliente com este reconhecimento reforça nossa missão de tornar a gestão de saúde mais eficiente, humanizada e sustentável, para garantir mais saúde para todos”, conclui Luciano.

 

HIMSS

A HIMSS é uma organização global com ações focadas na melhoria da saúde através do uso de tecnologia da informação. Fundada em 1961, engloba mais de 52 mil indivíduos, dos quais mais de 2/3 trabalham no ramo profissional da saúde, organizações governamentais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo, além de mais de 600 corporações e 250 organizações parceiras sem fins lucrativos, que compartilham esta causa.

Com sede em Chicago, serve a comunidade de saúde global de TI com escritórios nos Estados Unidos, Europa e Ásia. A HIMSS trabalha com um vasto número de eventos no mundo inteiro discutindo assuntos específicos de saúde e tecnologia da informação, como a questão da interoperabilidade na saúde, que permite a padronização e integração de sistemas de saúde.

Notícias MV Blog

;